o-que-e-eia-rima-e-para-que-serve

O que é EIA RIMA

e para que serve?

O que é EIA RIMA?
EIA é um estudo chamado Estudo de Impacto Ambiental. Já o EIA RIMA trata-se de um Relatório de Impacto Ambiental. Estes materiais são responsáveis por entender e liberar uma licença prévia relacionada ao meio ambiente, para empreendimentos.

EIA RIMA é obrigatório de acordo com uma resolução 0001/86, de acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O CONAMA assessora o governo para definir políticas governamentais para preservação e exploração dos recursos naturais e meio ambiente - é a partir do CONAMA que são tomadas as decisões para a legislação que protege o meio ambiente em vista dos investimentos relacionados à empreendimentos e obras que possam afetar a fauna e a flora.


Para que serve o EIA RIMA?
Durante o estudo EIA, é importante entender que ocorre uma avaliação, um estudo robusto, completo e minucioso para grandes obras como:

- portos

- rodovias

- estradas de rodagem

- ferrovias

- oleodutos

- gasodutos

- aeroportos

- exploração de recursos hídricos

- aterros sanitários

- linhas de transmissão elétrica

- usinas, minerodutos

- emissário

- extração de combustível

- construção de diques

- transposição de bacias

- canais de navegação

 ou toda obra que afete, diretamente ou indiretamente, os recursos naturais.

 

Durante obras com esse porte, muitos imprevistos podem acontecer - além de tudo que está sendo avaliado. Por essa razão o estudo é tão essencial, nada deve ser esquecido.
É necessário entender o quão abrangente é esta obra e prever tudo que pode acontecer. Com o EIA, Estudo de Impacto Ambiental, é possível que profissionais experientes olhem para todo o cenário, entendendo e diagnosticando consequências e soluções que acompanhem, monitorem e demonstrem possibilidades para tomadas de decisões importantes no decorrer da obra para que possam reparar os efeitos, caso necessário. 

O EIA RIMA deve ser feito para envio ao IBAMA e ao estado em que será concluída esta obra, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental estão disponíveis para aprovação, ou não, por tais órgãos. 

 

EIA ou RIMA, eu preciso de ambos?
Há uma diferença clara entre o EIA e o RIMA e, basicamente, trata-se da linguagem deles. Um, o EIA, tem o objetivo de ser mais técnico. Já o RIMA permite que a população tenha acesso e entendimento sobre o que consta nesta documentação.
 

A Pronto Ambiente e a documentação EIA RIMA
A Pronto Ambiente disponibiliza os melhores profissionais do mercado para realizar todo o processo EIA ou RIMA com toda experiência e entendimento. Aptos a elaborar relatórios completos, a Pronto Ambiente entende os pontos críticos e necessários, além de orientar e suportar grandes empreendimentos no quesito ambiental. 

É importante que a equipe que sustentará o projeto, seja multidisciplinar e entenda profundamente os passos e as exigências importantes.
O sucesso de uma grande obra necessita do respaldo técnico dos profissionais do Pronto Ambiente.

É necessário que o diagnóstico seja muito preciso para entender a área que será afetada e para que a análise dos recursos do ambiente sejam compreendidas. Os meios devem ser analisados com precisão entendendo o meio físico (natural), o meio biológico relacionados à fauna e flora, sem deixar de pensar no meio sócio econômico - que pode, e será, de alguma forma impactado.
Os impactos ambientais precisam ser averiguados por profissionais experientes de modo que o monitoramento dos passos e a elaboração de todo esse projeto seja aceita e aprovada.
O conhecimento e a experiência Pronto Ambiente são essenciais para minimizar os riscos de negativa ou refação do EIA RIMA. Isso viabiliza o projeto minimizando, portanto, os gastos e tempo investido, pois entendemos os caminhos e demandas.
Em  razão de todo o cuidado e competência, a Pronto Ambiente é referência no  desenvolvimento sustentável para sua região.